Processor Da Comunica O
Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.
Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, indicados no esquema abaixo:
Esses elementos serão explicados a seguir:
Uma das alternativas para tornar a comunicação com qualidade é entendermos como o processo de comunicação se realiza. Não se trata de analisarmos cada diferente tipo de comunicação, mas de identificar certos pontos em comuns entre elas. A forma como se relacionam e se processam nos mais diferentes ambientes e situações.
Um modelo de processo de comunicação, entre tantos outros, elaborado por Berlo, em 1963, apresenta alguns elementos comuns:
- o emissor : é a pessoa que tem algo, uma idéia, uma mensagem, para transmitir, ou que deseja comunicar; - o codificador: o tipo, ou a forma que o emissor irá exteriorizar;
- a mensagem: é a expressão da idéia que o emissor deseja comunicar; o canal: é o meio pelo qual a mensagem seja conduzida;
- o decodificador: é o mecanismo responsável pela decifração da mensagem pelo receptor; e
- o receptor: o destinatário final da mensagem, idéia etc.
O modelo fica mais claro com o diagrama abaixo:
O significado, a compreensão e a realimentação são componentes muito importantes da comunicação. Cabe ao emissor verificar se o significado de sua idéia foi compreendido pelo receptor. Este por sua vez realimenta o sistema e temos a partir daí grandes possibilidades de um processo de comunicação saudável. Em outras palavras o receptor quando retorna ao emissor o que entendeu da sua mensagem está dando qualidade ao processo e iniciando o di-a-logo.
Quando alguma coisa ocorre nesse processo, de