CRAY XE6
Supercomputador, numa definição simples e acessível, é um computador que está à frente dos demais, em capacidade de processamento, particularmente quanto à velocidade de cálculo e capacidade de solução de problemas complexos.
Cray uma empresa dos EUA construiu em 2009 o primeiro sistema de produção Petaflops com o CRAY XT5. Agora com o sistema CRAY XE6, veio elevar as espectativas para a computaçào de alto desempenho mais uma vez.
Redefinindo o super computador
O supercomputador Cray XE6 levou a infra-estrutura do Cray XT5 mas com duas novas tecnologias inovadoras: poderosos processadores multi core da AMD e os revolucionários Gemini™ interconnect. O resultado é um sistema que traz a produção Petascale a uma comunidade mais ampla e um HPC que muda fundamentalmente como o Cray comunica com os sistemas.Projetado para escalar para mais de um milhão núcleos de processadores.
A partir de suas características líderes da indústria de resiliência ao seu hospedeiro de escalabilidade-impulsionar tecnologias - foi projetado para atender endurecimento de sempre da ciência exigências de confiabilidade, escalabilidade e flexibilidade.
Gemini Scalable Interconnect
A interconexão de Gemini é o coração do sistema XE6 Cray.Com a capacidade de fazer dezenas de milhões de mensagens MPI por segundo, o ASIC Gemini é projetado para complementar o actual e futuro massivo de processadores multi-core. Cada nó de cada soquete dual é a interface para a interconexão de Gemini através da tecnologia HyperTransport ™ 3.0. Esta arquitetura de conexão direta ignora os gargalos inerentes às redes PCI commodity e fornece um pico de mais de 20 GB de largura de banda de injeção por nó.
As Escalas do roteador de Gemini protocolo em conexão de centenas a centenas de milhares de núcleos ficam sem o aumento de buffer de memória necessária no método de conexão ponto-a-ponto da commodity interconexões.
O sistema de rede do Cray XE6 é o líder da industria de