Apostila Placa M E
Sendo o processador o Cérebro do computador, pode se dizer que a Placa-mãe é a espinha dorsal, é através dela que o processador se comunica com os demais periféricos. As placas mãe se diferem uma da outra pelo formato, pela tecnologia suportada e pela velocidade de comunicação com os periféricos.
Quanto ao formato
Afim de padronizar os tamanhos das placas mãe foram criados formatos padrão dentre quais os formatos AT (advanced technology) e ATX (advanced technology extended) são os mais encontrados:
AT (ADVANCED TECHNOLOGY)
Esse formato é um dos padrões mais antigos desenvolvidos , devido ao seu espaço físico a versão original do Padrão AT foi substituída pelo padrão AT baby sendo este o padrão encontrado nos computadores que utilizam o formato AT.
Essas placas são de fácil identificação por conter apenas um único conector soldado na placa
Esse padrão tem características desvantajosas como a pouca circulação de ar devido a quantidade de cabos flat que são ligados nela para efetuar as conexões dos conectores , a localização concentrada em uma determinada área de todos os encaixes e a possibilidade de ligação errônea do conector da fonte, sendo essa ultima característica causadora de prováveis danos irreversíveis na placa.
Forma Correta de fazer a ligação da alimentação
ATX (ADVANCED TECHNOLOGY EXTENDED)
Esse é o padrão foi criado afim de solucionar os problemas do formato AT, traz característica como:
Conectores de Portas Paralelas e seriais onboard
Conector mouse e teclado padrão Ps2 onboard
Redução de tamanho
Maior circulação de ar
Conector de alimentação com encaixe em uma única posição
Maior facilidade no gerenciamento de energia (liga e desliga via software)
Localização estratégica do processador na placa
Devido a variação do tamanho no formato ATX originou-se outro padrões onde a diferncia fica em um numero reduzido de slots