Processo Produtivo do cimento portland
O PROCESSO PRODUTIVO DO CIMENTO PORTLAND
Belo Horizonte
2011
André Barbosa de Lima
O PROCESSO PRODUTIVO DO CIMENTO PORTLAND
Monografia apresentada ao Curso de
Especialização em Engenharia de Recursos
Minerais da Universidade Federal de Minas
Gerais
Orientador: Prof. Arthur Pinto Chaves
Belo Horizonte
2011
“Dedico este trabalho a todos que acreditam em meu potencial.”
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a DEUS por me dar forças para superar a saudade da minha família e os momentos mais difíceis. Aos meus pais Aldair e Maria que sempre me apóiam me dando educação e aprendizagem necessária para uma vida de conquistas e vitórias.
A todos da UFMG que me acolheram e em especial o Prof. George Valadão. A todos que não foram citados e contribuíram de uma forma direta e indireta na realização da minha monografia. RESUMO
Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila.
Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de préhomogeneização. O argical (mistura de calcário/argila) é empilhado no stock pile da préhomogeneização.
Após a pré-homogeneização, a qual homogeneíza o material, segue para o britador secundário. Aquele material que ficou a
(pode ser de bolas ou vertical). Depois o material se torna uma farinha fina (farinha de cru) e segue para o silo para ser armazenado. Quando a farinha entra na primeira etapa da torre do ciclone, a temperatura que é de 45ºC a 70ºC aumenta para 440ºC, na segunda etapa da torre de ciclone, atinge de 650ºC. Quando a farinha entra na terceira etapa a temperatura está a 770ºC.
Com 900Cº na quarta etapa, o material está no ponto ideal para ser clinquerizado. A farinha aquecida entra no forno para ser cozida por uma chama que pode chegar a uma temperatura de 2000°C. O produto final, clinquer, sai do forno