Processo mecâmicos de separação

331 palavras 2 páginas
PROCESSO MECÂMICOS DE SEPARAÇÃO Os processos mecânicos são utilizados na separação de misturas heterogêneas nos casos em que não for necessário nem uma transformação física.

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA:

Usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.

Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro

DECANTAÇÃO:

É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.

Exemplo: água + óleo; água + areia

CENTRIFUGAÇÃO:

É o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual.

Exemplo: Para separar a água com barro.

FILTRAÇÃO

Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.

Processos de separação de misturas

Como vimos anteriormente, mistura é todo o tipo de matéria cuja fusão e/ou a ebulição não ocorrem em temperaturas constantes. As misturas não possuem ponto de fusão e de ebulição, e sim intervalos de fusão e de ebulição. A composição é variável.

Para os químicos, é importante conhecer os componentes que formam uma determinada mistura. Para isso, eles utilizam um conjunto de processos que se baseiam nas propriedades físicas da matéria e visam separar os componentes da mistura sem alterá-los.

Para fazermos o processo de separação de misturas, devemos considerar as misturas homogêneas e heterogêneas, pois apresentam processos diferentes.

1 – Destilação
É o método de separação dos componentes de uma mistura homogênea, constituída por sólido + líquido, líquido + líquido ou gás + gás.

Destilação simples: consiste na separação de uma mistura do tipo sólido + líquido, por meio

Relacionados