Ligações químicas 1
Antes de relatar os experimentos laboratoriais, iremos falar um pouco do conceito de polaridade das substancias.
Polaridade é a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.
Temos a ligação iônica: neste tipo de ligação a transferência de elétrons é definitiva e por isso os compostos iônicos, como o próprio nome já diz, são carregados de cargas positivas e negativas e, portanto, apresentam pólos. Toda ligação iônica é uma ligação polar.
Já a ligação covalente: os pólos neste caso estão associados à eletro negatividade. Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletro negatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos.
Se a ligação covalente for entre átomos com eletro negatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, pólos na molécula.
Nas substâncias apolares, a atração entre as moléculas é mais fraca e isso facilita o movimento dessas moléculas, tendo normalmente pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos. E substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, que dificulta o movimento dessas moléculas e impede-as de atingir o estado gasoso com tanta