Processo etico politico do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - “ÔNIBUS 174”
Sousa – PB
2011
ALUNOS
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - “ÔNIBUS 174”
Trabalho apresentado ao Curso de serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdisciplinares. Prof. Sikorki, Paulo Sérgio Aragão, Sergio Goes Barboza, Giane Albiazzetti, Daniela Sikorski.
Sousa – PB
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 6 3 CONCLUSÃO 8 4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento tecnológico e o acesso a informação, num mundo cada vez mais globalizado, vêm fazendo uma transformação radical nos sistemas de desigualdade. E o conhecimento torna-se significativo para a estratificação social e a formação do processo de desigualdade. A passagem da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação muda o foco das teorias sobre estrutura e estratificação social. Mudando todo o processo de desigualdade e de mobilidade social. Onde o conhecimento torna-se peça chave para o entendimento das diferenças sociais. O capital intelectual torna-se moeda corrente para a troca. Nesse foco a educação entra como peça fundamental para a mudança na estratificação social.
As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.
As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se dar na forma que o indivíduo está situado economicamente e sócio-politicamente em sua sociedade.
O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a