Processo de Relações Públicas. A Natureza e o Papel das Relações Públicas
De acordo com os capítulos lidos, o relações públicas, em sua função administrativa, utiliza a comunicação para conquistar seus objetivos. Suas ações necessitam de planejamento, com apoio na pesquisa, participação programada e comunicação sistemática, com esforços contínuos e estratégicos. Sua função é transformar clientes, funcionários e espectadores em públicos autênticos, e é através de discussões e diálogos com os grupos interessados na organização que torna-se possível fazer de uma situação ruim, algo favorável tanto à empresa quanto aos que estão ligados à ela.
É necessário obter uma maior integração e uma compreensão entre as partes envolvidas com a organização, além de um bom relacionamento com elas. Os diversos públicos, sendo eles externo, interno e misto, influenciam nos objetivos e resultados da empresa por meio da opinião, do comportamento e do poder que exercem. Por isso o profissional deve agregar valor às vendas, deixar esses públicos sempre bem informados e integrados.
Os funcionários de uma companhia a veem como fonte de remuneração. Ela deve oferecer boas condições de trabalho, estabilidade e oportunidade de crescimento, trará como consequencia a lealdade, dedicação e produtividade dos empregados. Os fornecedores estão interessados em negociações justas, comercializando seus produtos sem ter prejuízos à marca. Isso se dá através do fornecimento de informações pela programação das Relações Púbicas sobre boas matérias primas com preço benéfico.
Os consumidores procuram satisfazer suas necessidades, buscando sempre pela durabilidade, qualidade e garantia