processo de propagação de calor
Na termologia, calor está ligado a transferência de energia térmica de corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em transito.
Ex: vamos imaginar que, em um sistema isolado (dentro de uma caixa de isopor, por exemplo, foram colocados dois objeto. O objeto A, a temperatura de 200°C; e o objeto B, a temperatura de 20°C. De acordo com a lei zero da termodinâmica, com o passar do tempo, a temperatura do objeto A diminui enquanto a temperatura do objeto B aumenta, ate que ambos atinjam a mesma temperatura, ficando em equilíbrio térmico. A energia que se transferido do objeto A para o objeto B é chamada de calor ou energia térmica
Tramissão de calor
Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três tipos de propagação de calor estudado pela termologia, que são eles: A condução, a convecção e a irradiação, A irradiação e a propagação de ondas eletromagnéticas que precisam de meio para se propagar, enquanto que a condução e a convecção são processo de transferência que necessitam de um meio material para se propagar.
Condução
Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo é denominado condução. No caso dos metais, além da transmissão de energia de átomo para átomo, há a transmissão de energia pelos elétrons livres, ou seja, são os elétrons que estão mais afastados do núcleo, portanto, esses elétrons, colidindo entre si e com átomos, e transferem energia com bastante facilidade. Por esse motivo, o metal conduz calor de modo mais eficiente do que outros materiais.
Ex: Colocando uma extremidade de uma placa metálica na chama do fogo. Após alguns minutos percebera que a outra parte da placa metálica também estará quente, mesmo estando fora da chama, esse