Processo de Ovulação
A ovulação é o nome do processo que ocorre uma vez em cada ciclo menstrual quando as alterações hormonais acionam a libertação de um óvulo do ovário. Isto normalmente acontece 12 a 16 dias antes do início do próximo período.
Os óvulos estão dentro dos ovários. Na primeira parte de cada ciclo menstrual, um dos óvulos é desenvolvido e amadurecido.
À medida que se aproxima da ovulação, o corpo produz quantidades cada vez maiores da hormona estrogênio, que causa o engrossamento do útero e ajuda a criar um ambiente propício ao esperma.
Estes níveis elevados de estrogênio acionam o aumento repentino da hormona LH (hormonal luteinizante). A libertação de LH causa, por sua vez, a libertação do óvulo amadurecido do ovário - a isto denominamos de ovulação.
A ovulação normalmente ocorre 24 a 36 horas após a libertação de LH, sendo por isso que a libertação de LH é um bom indicador do pico da fertilidade.
O óvulo pode apenas ser fertilizado até 24 horas após a ovulação. Se não for fertilizado, o revestimento do útero é libertado (e o óvulo perde-se com o mesmo) e o período começa. Isto marca o início do ciclo menstrual seguinte. Enquanto um óvulo apenas sobrevive durante 24 horas, o esperma consegue manter-se ativo durante até cinco dias. Pode, por isso, ser surpreendente descobrir que um casal pode engravidar através de relações sexuais quatro a cinco dias antes de o óvulo ser libertado. A "janela de fertilidade" total, tendo em conta a duração do esperma e do óvulo, é de cerca de 6 dias. -