Processo de fabricação
Fundição
Introdução
O Processo de Fundição é o processo de fabricação, contido de diversas atividades e etapas técnicas, que visa fabricar peças metálicas, no qual um metal (ou liga metálica) inicialmente no estado físico sólido é fundido e passa para o estado físico líquido, no intuito de ser preparado para preencher corretamente a cavidade de um molde, com o formato e medidas exatas da peça a ser produzida, visando solidificar corretamente este metal, neste molde e reproduzir a peça desejada. O metal líquido pode ser puro ou misturado com outros elementos (formando assim as ligas metálicas). São infinitas as possibilidades de fabricação de peças no uso deste processo. É um processo complexo, de baixo custo, rápido e também muito técnico.
Principais processos Produtivos de Fundição:
Fundição em Areia (processo mais conhecido),
Fundição em Moldes Permanentes (Coquilhas),
Fundição Sob-Pressão (injeção de metais - die casting),
Fundição por Centrifugação (Tubos Fundidos)
Fundição de Precisão (Microfusão, Cera Perdida ou Investment Casting),
Fundição por Moldagem (em Gesso, Silicone, ou outro),
Fundição em Casca (Shell Molding).
O que permite determinar o melhor processo a ser adotado para a confecção de uma peça é o seu peso, peso da peça,metal base envolvido (por exemplo, se ferrosos ou não-ferrosos), liga de determinado metal,matrizes, ferramentas, moldes e/ou modelos necessários,o seu tamanho, quantidade de peças que serão produzidas, custos operacionais envolvidos no processo escolhido, entre outros.
Aplicação
Sempre que se fala em fundição, as pessoas logo pensam em ferro. Mas esse processo não se restringe só ao ferro, não. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas apresentem as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. A indústria de fundição é muito difundida e encontra-se entre as seis maiores nos Estados