Processo de fabricação mecânica
PRÁTICAS E PROCESSO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
PROCESSOS DE USINAGEM
ALISSON MAFRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 7º PERIODO
LAVRAS, ABRIL 2013
TIPOS DE PROCESSO DE USINAGEM
Torneamento: Processo destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo. No torneamento, o movimento principal é realizado pela peça.
Aplainamento: Processo destinado à obtenção de superfícies regradas, geradas por um movimento retilíneo alternativo da peça ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical.
Furação:Processo destinado à obtenção de um furo (em geral cilíndrico), em uma peça, com auxílio de uma ferramenta normalmente multicortante. Para tanto, a ferramenta ou a peça giram e, simultaneamente, a ferramenta ou a peça se deslocam segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo principal da máquina.
Alargamento: Processo destinado ao desbaste ou ao acabamento de furos cilíndricos ou cônicos, com auxílio de ferramenta geralmente multicortante. Para tanto, a ferramenta ou a peça giram e a ferramenta ou a peça se deslocam segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo de rotação da ferramenta.
Rebaixamento: Processo destinado à obtenção de uma forma qualquer na extremidade de um furo. Para tanto, a ferramenta ou a peça giram e a ferramenta ou a peça se deslocam segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo de rotação da ferramenta.
Mandrilamento: Processo destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou várias ferramentas de barra. Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se deslocam simultaneamente segundo uma trajetória determinada.
Fresamento:Processo destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o