Processo de Fabricação do Papel
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
ANDRÉ COSTA
ALEX BRUNO
FRANCINILDO MARTINS
KARINE BRANDOLISE
LUCAS FREIRE
RAFAEL LUQUES
RODRIGO TANCIK
TRABALHO
MODELAGEM DE PROCESSOS
TATUÍ, SP
2ºSEMESTRE/2014
Briefing - Suzano Papel e Celulose A Suzano Papel e Celulose é uma empresa nacional de 89 anos de existência que opera hoje no segmento de celulose de eucalipto, comercializada em 31 países, de papel e cartão. Possui cerca de 30 marcas, sendo uma delas a Report., e são vendidas em 60 países, dentre eles os Estados Unidos, a França, Itália, Espanha e o Reino Unido. Busca fornecer produtos e serviços rentáveis e sócio ambientalmente corretos a partir das suas florestas renováveis. Seu compromisso com o desenvolvimento sustentável é atestado também pelo fato de terem importantes certificações florestais, como a Forest Stewardship Council ® (FSC®), OHSAS 18001 e Cerflor.
Processo de Fabricação do Papel – Suzano Report
- Todas as árvores partem de florestas renováveis 100% plantadas e certificadas pelo fsc (Forest stewardship council), já descascadas e limpas
- Chegando na fábrica, são colocadas sobre esteiras que as levam para picadores, compostos por facas, transformando-as em cavacos (termo utilizado para designar pequenos pedaços de madeira que foram triturados).
- São transportados por uma esteira até o silo de estocagem.
-Através de esteiras, os cavacos são levados até um digestor, que cozinha a madeira.
- Nesta etapa, a lignina é separada das fibras de celulose marrom e se transforme em licor negro que é queimado para geração de energia usado na fábrica.
- A polpa marrom é lavada e pré branquiada em um processo utilizando o oxigênio.
- Para obter uma celulose ainda mais branca, ocorre o processo de branqueamento através de um processo químico que permite que a celulose fique mais branqueada livre de cloro elementar, após isso, ela segue