Processo De Fabrica O III
Este trabalho foi feito para que acadêmicos de engenharia pudessem tem um primeiro entendimento do funcionamento de um processo de fundição e dos equipamentos e máquinas que estão proporcionando que este trabalho vem a ser bem sucedido, para isso são levantados suas caraterísticas positivas e negativas que vão garantir a melhor escolha de equipamento, máquina e processo dentro da fundição.
Fundição
Processos Metalúrgicos Fundição É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um processo de fabricação inicial, porque permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com mínimas limitações de tamanho, formato e complexidade, e também é o processo pelo qual se fabricam os lingotes. É a partir do lingote que se realizam os processos de conformação mecânica para a obten- ção de chapas, placas, perfis etc. Sempre que se fala em fundição, as pessoas logo pensam em ferro. Mas esse processo não se restringe só ao ferro, não. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas apresentem as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. Temperatura de fusão é a temperatura em que o metal passa do estado sólido para o estado líquido. Fluidez é a capacidade de uma substância de escoar com maior ou menor facilidade.
Forno de fundição
Fornos de fundição são usados para transformar minérios e outros materiais em ferro, bem como outros metais não ferrosos. Fabricados em vários estilos diferentes e desenhos, com cada um destinado a um processo de fusão específico, os fornos de fundição diversos, tais como equipamentos de cúpula, indução e fornos elétricos são encontrados em uso em todo o mundo.
Também usados no processo de fundição com grande sucesso são os altos fornos. Enquanto o forno elétrico usa a