Processo de avaliação em ead
Nos tempos modernos, onde as pessoas estão cada vez mais com falta de tempo livre, torna-se necessário um novo modelo de curso, o ensino a distância. Este modelo visa atender aquelas pessoas que por alguma razão não podem se apresentar diariamente em uma instituição de ensino. Estas são pessoas que se ocupam muito com a família e trabalho, ou viajam muito, dificultando assim o ingresso em uma instituição de ensino presencial, para que possam se aperfeiçoar ou melhorar suas posições na sociedade, através de conhecimentos adquiridos e certificados pelas instituições de ensino.
O pretendente, ou aluno, quando ingressa em uma instituição de ensino a distância, recebe instruções diferenciadas do ensino presencial, como atividades virtuais, trabalhos escritos, entre outros, e que serão avaliados para assim somar com a avaliação de desempenho que é feita ao final de cada etapa do curso.
Não faltam razões para que o ensino a distância seja diferenciado, pois a vida do aluno a distância é muito mais complexa que aquele que dispõe de todo tempo para aplicar aos estudos. Contudo, para que o aluno a distância não seja mais um na sociedade com qualificação não adequada, a instituição deve ater aos seus princípios e desenvolver métodos para avaliá-lo em todos os momentos em que ele estiver desempenhando suas atividades de aprendizagem.
A avaliação de desempenho, geralmente aplicado no final de cada disciplina, torna-se necessário no ensino a distância, mesmo que os alunos