Processo de aprendizagem baseado na crônica ABC, de Luis Fernando Veríssimo
Processo de aprendizagem baseado na crônica ABC, de Luis Fernando Veríssimo
Aluno: Alessandra Almeida Dorigon
Módulo: 4 – Educação Brasileira: construindo olhares a partir dos fundamentos.
Profº: Danilo Di Manno de Almeida
Pólo: Campinas
Baseado na crônica ABC, de Luis Fernando Veríssimo, e no módulo Educação Brasileira: construindo olhares a partir do fundamento (UMESP), é possível fazer algumas analogias e comparações a respeito do processo de aprendizagem.
Esse processo tem início a partir do nascimento da criança. Não é somente na escola que se aprende, mas também no dia a dia de acordo com a necessidade e vivência de cada indivíduo. Uns antes e, outros um pouco depois.
São vários os fatores que colaboram com esta internalização do saber, a comunicação é uma delas.
O choro do bebê é uma maneira de comunicar um incômodo ou sinalizar algo que está errado. As brincadeiras infantis, o mundo do faz de contas, também expressam e mostram o mais íntimo de uma criança, não só o que ela está aprendendo, mas também o que ela vê, sente, vive e valoriza.
Nos dias atuais os educadores trabalham com uma metodologia mais ampla e abrangente. Numa maioria estão dispostos aprender a aprender. Ensinam através da interatividade, dinâmica, incentivam a criatividade, a coordenação motora, o pensar e o raciocinar. Através deste modelo de ensino os resultados nos aprendizados são notavelmente positivos.
Nos tempos mais antigos, como no regime ditatorial, isto era feito de uma forma completamente diferente. As crianças tinham que seguir fielmente as imposições lhes ordenadas, obrigatoriamente aprendiam só a obedecer. Não tinham a liberdade de expor uma ideia contrária a do professor, não podiam sequer expressar seus sentimentos e vontades através de seus atos e gestos.
Hoje, sem tantas limitações, regimento governamental, cheio de controles políticos, é visto uma enorme depreciação na educação, especialmente nas instituições públicas. Desde o ato de