Processadores
ITAJUBÁ
MINAS GERAIS
-
BRASIL
2013
A evolução dos processadores.
Foi publicado um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento dos computadores no ano de 1965 por Gordon Moore que ficou conhecido como “Lei de Moore”. Então, todos os fabricantes de microprocessadores começaram dobrar a capacidade dos seus processadores a cada 18 meses, contribuindo para o avanço da tecnologia.
No princípio a tecnologia era voltada ao uso de válvulas, posteriormente desenvolveram o transistor que consumia bem menos energia, e executava tarefas inúmeras vezes mais rápidas e mais confiáveis, chegando a ser em miniatura de nível microscópico. O processador por sua vez é constituído por transistores que possibilitou o valiosíssimo avanço de sua tecnologia. O primeiro transistor foi criado em dezembro de 1947 pela empresa Bell Laboratory para a substituição das válvulas, e eram feitos de germânio, um semicondutor metálico, porém na década de 50 se descobriu que o silício oferecia uma série de vantagens sobre o germânio. Em 1955, transistores de silício já eram comercializados.
Intel 4004
[pic]
Em 1971 foi produzido o primeiro microchip Intel 4004, que antes dele os aparelhos eletrônicos tinham um chip para cada serviço a ser executado como impressora, teclado, display dentre outras funções, e com a criação do Intel 4004 isso tudo era processado somente nele, por esse e outros motivos ele é considerado o primeiro processador do mundo. Sendo uma CPU de 4 bits e cerca de 2.300 transistores, tinha tanto poder de processamento quanto o antigo ENIAC que tinha nada mais e nada menos que 18.000 válvulas. Utiliza a tecnologia denominada CISC.
Intel 8008
O próximo da lista é o Intel 8008TM com o dobro de bits de seu antecessor, agora com 8 e possuía aproximadamente 3.500 transistores
Intel 8080
Pouco