Processadores
JOÃO MARTINS DE LIMA JÚNIOR
PROCESSADORES
MANAUS
2012
JOÃO MARTINS DE LIMA JÚNIOR
PROCESSADORES
Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina Organização de Computadores e Instalação de
Hardware e Software
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Orientador: Marcelo Chamy
MANAUS
2012
PROCESSADORES
Os processadores (ou CPU, de Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Por este motivo, são também referenciados como "cérebros" destas máquinas. Apesar de não haver um número muito grande de fabricantes - a maior parte do mercado está concentrada nas mãos da Intel e da AMD, com companhias como Samsung e Qualcomm se destacando no segmento móvel-, existe uma grande variedade de processadores, para os mais variados fins. Apesar disso e das diferenças existentes entre cada modelo, a maioria dos chips compartilha determinadas características.
CLOCK
Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno
(ou apenas clock) serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de frequência, que indica o número de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, se um processador trabalha à 800 Hz, por exemplo, significa que ele é capaz de lidar com 800 operações de ciclos de clock por segundo.
Repare que, para fins práticos, a palavra kilo-hertz (KHz) é utilizada para indicar