processadores
Ciência e Letras – Instituto Acreditado pelo DGERT
. Formação de Qualidade ao Alcance de Todos
4. Os Processadores
4.1.
O que é o processador
É o processador ou CPU (Central Processing Unit) é o elemento central de um computador, cuja função de interpretar e executar os programas.
4.2.
O “Instruction set” do processador
O Instruction set é o conjunto de instruções básicas que o processador pode interpretar e executar.
Cada modelo de processador possui o seu próprio conjunto de instruções. Esse conjunto de instruções é também designado por linguagem máquina do processador
4.3.
O processador e os buses
A informação que circula dentro do CPU é recebida e transmitida do processador para o exterior através de canais de comunicação que se designam por buses. Um bus é uma espécie de “auto-estrada” electrónica onde circulam dados, endereços de memória, instruções e sinais de controlo.
Quanto maior o número de linhas do bus maior é a quantidade de informação que pode ser transmitida tanto internamente como do processador para o exterior. O número de linhas determina também a quantidade de memória a que o processador pode aceder.
4.3.1.
OS BUSES INTERNOS
O CPU possui internamente várias unidades funcionais que são ligadas entre si por buses. Nesses buses circulam dados, instruções, endereços de memória e sinais de controlo.
4.3.2.
AS LINHAS DO BUS DE ENDEREÇOS
O bus de endereços (address bus) é utilizado para identificar o dispositivo externo com o qual o CPU pretende comunicar, bem como a exacta localização a que pretende aceder dentro desse dispositivo.
Cada dispositivo dispõe de um descodificador de endereços (address decoder). Quando o processador coloca um endereço no bus, o descodificador de endereços de cada dispositivo identifica as mensagens que lhe são dirigidas.
O número de linhas do bus de endereços determina o número máximo de localizações de memória a que o