Processadores - Conceito
Processamento de Dados nada mais é do que a manipulação de dados (valores conhecidos) com o objetivo único de se gerar informação (novos valores). Apenas para exemplificar, quando estamos calculando nosso saldo bancário estamos fazendo processamento de dados pois a partir da manipulação de um saldo anterior, depósitos e débitos (que são nesse caso os nossos dados) geramos o saldo atual (no caso a informação). Aliás perceba que quase todo o nosso trabalho intelectual pode ser classificado como uma operação de Processamento de Dados.
E por que o computador tem se difundido tanto nas últimas décadas?
Sem sombra de dúvida, nós seres humanos somos capazes de realizar todo trabalho que hoje é desenvolvido por computadores mas estes apresentam algumas vantagens importantes:
• Velocidade de trabalho incomparável, por ser uma máquina de natureza eletrônica operando a velocidades altíssimas o computador é capaz de gerar informações em uma velocidade infinitamente superior a de qualquer humano.
• Alguns ainda afirmariam que o computador possui uma grande capacidade de armazenamento, o que eu não colocaria como vantagem. O que realmente é interessante nesse sentido é a capacidade que o computador possui de armazenar grandes quantidades de dados em espaços muito pequenos. Por exemplo: hoje encontramos enciclopédias inteiras armazenadas em CD.
• Embora seja polêmico eu vou afirmar que: o computador jamais erra, muito embora possa me repassar informações incorretas.
O que afirmei acima, pode parecer confuso no entanto é extremamente lógico: sendo o computador uma máquina de natureza eletrônica é óbvio que esta não fará absolutamente nada sozinha, para que esta realize qualquer trabalho deverá ser programada e como quem a programa somos nós, passíveis de erro, se errarmos ao programá-la os resultados que ela nos fornecerá serão errados. Mas que fique claro que o computador não errou quem errou foi a pessoa quem