Processadores Celeron
O Celeron diferencia-se do Pentium II, Pentium III, Pentium 4 ou do Core 2 Duo em basicamente três aspectos:
Tamanho do cache L2, Clock interno e Clock do barramento externo.
História
Convington: O primeiro processador Celeron lançado era um versão econômica do Pentium II. Ele possuía 32 KB de cache L1, não possuía cache L2, possuía as instruções MMX, trabalhava externamente a 66 MHz, era encontrado em uma placa de circuito impresso denominada SEPP (Single Edge Processor Package), que era conectada à placa mãe através do slot 1 e estava disponível em versões de 266 MHz e 300 MHz.
A placa mãe utilizada por essa versão do Celeron era a mesma utilizada pelos processadores Pentium II e os primeiros Pentium III.
Mendocino: Devido ao fracasso do celeron original, cujo desempenho era sofrível por não ter memória cache L2, a Intel lançou o Celeron A, que se diferenciava do Celeron original por ter 128KB de cache L2 integrado trabalhando na mesma freqüência de operação interna do processador. Na verdade, o Celeron A foi o primeiro processador para PCs a ter o circuito de memória cache L2 integrada no próprio processador.
A primeira versão do processador Celeron A trabalhava com um clock de 300 MHz. Para diferenciar da versão de 300 MHz do Celeron original, a Intel adicionou a letra “A” após o número. Assim, a versão de 300 MHz do Celeron A é conhecida como 300A.
Celeron D: Baseado no Pentium 4 com núcleo Prescott e é fabricado com tecnologia de 90 nanômetros ou de 65 nanômetros.
O Celeron D possui 16 KB de cache L1 de dados ,256 KB ou 512 KB de cache L2,