bacharel
Duron
O Duron é o atual processador de baixo custo da AMD, o substituto dos processadores K6-2 e concorrente direto do Celeron.
O Duron utiliza a mesma arquitetura do Athlon Thunderbird, porém, vem com muito menos cache. Enquanto o Athlon Thunderbird vem com 256 KB de cache L2, o Duron vem com apenas 64 KB de cache L2, também full speed.
Em se tratando de cache, o Duron traz mais uma vantagem em relação ao Celeron. No Duron, o cache L2 é exclusivo, isto significa que os dados depositados no cache L1 e no cache L2 serão diferentes. Temos então realmente 192 KB de dados depositados em ambos os caches. No Celeron, o cache é inclusivo, isto significa que os 32 KB do cache L1 serão sempre cópias de dados armazenados no cache L2. Isto significa que na prática, temos apenas 128 KB de dados armazenados em ambos os caches.
O cache L2 serve de ponte entre a memória cache L1 do processador e a memória do sistema. Quando o processador precisa de um dado, ele primeiro procura no cache L1, se não achar, ele procura no cache L2 para só depois então tentar encontrar o dado na memória do sistema. Porém, a velocidade das memórias cache dos atuais processadores é muito maior que a das memórias convencionais, pois rodam na mesma velocidade deles, ou seja, torna o sistema muito mais rápido.
O processador Duron, assim como o Tbird, usa um cache L2 chamado de exclusivo ao invés do adotado pelo Celeron e Pentium III que é o chamado inclusive.
O cache inclusive consiste na duplicação dos dados do cache L1 (32Kb) no L2 (128Kb) ou seja, o tamanho real do cache L2 é de 96Kb (L2-L1) ou 128Kb de memória cache total.
O exclusivo não tem esse problema, como o nome diz, os caches são exclusivos, ou seja, não há a duplicação dos dados do cache L1 no cache L2 o que resulta em um tamanho real de 128Kb para o cache L2 ou 192Kb de memória cache total.(redundante mas fod-se)
Assim como seu irmão maior, o processador Celeron só pode receber overclocking através do aumento do