Processador BIP
A compreensão do funcionamento da arquitetura do computador e de seu processador possui importância central na formação dos alunos dos cursos de graduação em Ciência da Computação. Além de fornecer os conhecimentos básicos para possibilitar a inserção do aluno no contexto da pesquisa e do desenvolvimento de hardware, essa compreensão auxilia o entendimento da necessidade e do papel do software básico e fornece subsídios fundamentais para a aprendizagem e para a compreensão da lógica de programação. Nesse contexto, deve-se buscar uma arquitetura simplificada que permita estabelecer uma relação entre as necessidades dos alunos que estão começando a programar e as representações em hardware correspondentes. É necessário realizar a identificação das principais fontes de incompreensão para os estudantes de modo a prover formas de minimizar suas dificuldades. Por exemplo, podem ser citadas algumas relações importantes entre a programação de alto nível e a sua implementação no hardware, sob a forma de conceitos de arquitetura e organização de computadores. Entre essas relações, destacam-se:
•
Declaração de variável e alocação de memória;
•
Constantes e operandos imediatos;
•
Atribuição de variáveis e sua correspondência com as operações de acesso à memória; e
•
Operações aritméticas e sua execução no hardware.
Nesse sentido, discussões continuadas entre professores das áreas de
Algoritmos e Programação e de Arquitetura de Computadores na Universidade do Vale do
Itajaí (UNIVALI) levaram à concepção de uma arquitetura simplificada de processador tendo duas diretrizes principais de projeto:
1. Facilitar o aprendizado da arquitetura e o entendimento dos conceitos por ela ilustrados por alunos da primeira fase do curso de Ciência da
Computação da ; e
2. Viabilizar e facilitar o uso da arquitetura em disciplinas mais avançadas, promovendo uma integração interdisciplinar.
Para