Processador A5X
Aplicação e Família
O A5X da Apple faz parte dos processadores projetados a partir da arquitetura ARM da empresa ARM Holdings que tem a patente sobre os chips variantes dessa arquitetura, são conhecidos como SoCs(System on Chip), que alem da CPU tem incluso memória RAM, GPU e muitos outros componentes que gerenciam o GPS, Bluetooth,Wifi,etc.
Tem como aplicação única o uso no Tablet iPad 3, pensado para alem de ter uma CPU mais eficiente, conseguir uma performance gráfica excelente, para suportar bem a resolução exagerada de 2048 x 1536 pixel, chegando a ter até 4 vezes mais processamento gráfico que seu concorrente o Tegra 3, da nvidia.
Pertence a Família Apple AX, que começou a customizar seus SoCs para que tanto o iOS quanto os apps escritos para plataforma rodassem com mais fluidez. Em todos os modelos da família podemos reparar dois principais focos no desenvolvimento dos chips: freqüências de operação mais baixas focando em um menor consumo de bateria e GPUs um pouco mais potentes se comparadas ás outras séries. Alem do A5X, outros processadores da família são A4, A5, A6, A6X, A7. No gráfico a seguir mostra a evolução dos processadores AX:
O gráfico acima representa a evolução da velocidade em DMIPS(milhões de instruções por segundo) de acordo com a Arquitetura.
Arquitetura(processador)
O processador é um ARM Cortex-A9 dual core de 1 GHz, com memória RAM total de 1GB LP-DDR2 duas vezes mais que seu antecessor o A5, com freqüência 533MHZ, sendo distribuída entre o CPU e a GPU. O menor semi-condutor tem 45nm, quanto menor o tamanho de mais recente é a tecnologia, sendo que hoje em dia temos como exemplo Celeron 1007U da Intel que tem 22nm. A velocidade interna do chip Cortex-A9 de acordo com as especificações da ARM, é de 2,5 DMIPS por núcleo. Seu conjunto de Instruções é o ARMv7.
Sua GPU gráfica é composta pelo chip PowerVrSGX543MP4 que é projetado pela Imagination Technologies, que alias é a mesma GPU do Play Station Vita da