Procedimentos para exame neurológico em cães e gatos
Considerações gerais
Observar primeiramente se o animal se encontra em alerta, um animal anormal estará em depressão, estupor ou coma. O comportamento do animal pode ser descrito como apropriado ou demente, demência é sinal de que há distúrbio cerebral. A postura da cabeça é muito importante, o animal deve manter a cabeça em uma posição paralela ao solo, um animal que tomba a cabeça de um dos lados ou fica com o queixo para baixo voltado para o esterno é considerado anormal. A coordenação do movimento da cabeça também é avaliado, pois distúrbios cerebrais podem causar tremores na cabeça. O animal anormal também pode ficar andando em círculos, e geralmente circula em direção ao lado da lesão cerebral. Se um animal der passos anormais, ou seja, cambaleia, anda sem direção, cruza os membros ou arrasta a pata é sinal de que há problemas no sistema nervoso. A postura do animal também é avaliada, um animal normal fica em pé, com o peso distribuído igualmente pelos quatro membros.
Deve-se realizar testes para ver a reação postural, entre eles estão:
Teste de posição proprioceptiva - no qual a pata do animal é flexionada e solta, um animal normal traz a pata de volta a posição normal rapidamente.
Hemissalto - onde se ergue duas patas do mesmo lado fazendo com que o animal salte de lado com as outras duas, um animal normal faz isso tranquilamente.
Carrinho de mão - segura-se os membros torácicos ou pélvicos do animal fazendo com que caminhe para frente e para trás, um animal normal caminha sem problemas.
Outras características importantes devem ser avaliadas como a simetria facial, reflexo palpebral, reflexo corneano, reflexo retrator dos olhos, exame de sensibilidade facial, reflexo de ânsia, exame da língua (para verificar se há atrofia da língua).
Exame dos nervos cranianos
Para examinar os nervos cranianos deve-se avaliar a resposta de:
Ameaça - consiste em fazer um gesto de ameaça em direção ao animal,