Relatório: Introdução à Vigilância em Saúde
Relatório em dupla:
Larissa Prado Rodrigues, no 2015029006
Luiza Cesar Conti, no 2015063379
Vigilância em Saúde
Epidemiologia = marco referencial
A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública Voltada para a compreensão do processo saúde/doença no âmbito de populações, aspecto que diferencia a da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais. Analisa a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades e danos à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal. Já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.
O método epidemiológico é o próprio método científico aplicado aos problemas de saúde da população. É uma compilação de conceitos e estratégias, derivados e compartilhados com várias ciências, porém aplicados ao estudo da saúde e de doença, no nível populacional. A aplicação do método epidemiológico conduz, progressivamente, ao raciocínio epidemiológico.
Na prática, são os métodos epidemiológicos que são utilizados em pesquisas. Com a rapidez da progressão do conhecimento científico, é impossível um investigador dominar todas as áreas. Daí a necessidade do trabalho em equipe nos estudos epidemiológicos.
Vigilância Epidemiológica
É um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e a prevenção de doenças. A Vigilância Epidemiológica tem como principal objetivo a obtenção contínua e oportuna de conhecimentos acerca dos componentes envolvidos com as condições de saúde e a ocorrência de doenças, visando oferecer apoio aos programas de prevenção, tanto no controle como na erradicação de doenças. Pode ser dividida em passiva ou ativa.
Guia de vigilância epidemiológica: Ministério da Saúde. É um instrumento que os