Procedimentos Operacional padr o de acidentes com material biol gico
Pollyanna Simões Coutinho
Enfermagem 1° Semestre - Citologia
Procedimentos Operacional padrão de acidentes com material biológico
Materiais biológicos utilizados em laboratórios são geralmente fontes de contaminações. As Boas Práticas em Laboratório, seguindo as regras da Biossegurança devem ser adotadas para minimizar a ocorrência de eventuais acidentes, contaminações ambientais e do corpo técnico operacional. De acordo com os critérios de patogenicidade os microrganismos podem ser classificados com base no seu potencial patogênico, para o homem. Suas classes de risco são:
Risco individual moderado e risco limitado para a comunidade: Capaz de causar doença ao
homem, mas que não consiste em sério risco a quem manipula, à comunidade, aos seres vivos e ao meio ambiente quando manipulado em condições de contenção.
Elevado risco individual e risco limitado para a comunidade: Que geralmente causa doenças graves ao homem, e pode representar sério risco a quem o manipula.
As exposições laboratoriais podem causar contaminações, mas a existência de medidas eficazes de tratamento e prevenção limita os riscos.
Recomendações no caso de exposição aos materiais biológicos.
Recomendam-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Tais medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas. A utilização de soluções sépticas degermantes é uma opção. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica. Procedimentos que aumentam a área exposta como cortes, injeções locais e a utilização de soluções irritantes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contraindicados. Os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, ao responsável técnico da empresa do ocorrido.
Descarte de materiais Biológicos
Materiais que estiveram em contato