Procedimentos operacionais padrões
OBJETIVOS
Padronizar os procedimentos para aquisição de mercadorias entregues no estabelecimento para minimizar a ocorrência de desvios ou erros, garantindo desta forma a origem e qualidade dos produtos adquiridos e comercializados.
AQUISIÇÃO
Somente são adquiridos produtos registrados, notificados ou cadastrados na ANVISA, de Distribuidores devidamente legalizados (autorizados e licenciados).
PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO
- Conferir a nota fiscal quanto à razão social, quantidade, preço, condições de pagamento e se a remessa corresponde à encomendada.
- Conferir: Nome do produto Temperatura (quando aplicável) Data de fabricação Data de validade (verificar legibilidade) Número de lote a que a unidade pertence (verificar legibilidade) Quantidade de unidades recebidas Integridade do alimento Nome do fornecedor
- Assinar o canhoto da nota fiscal, devolvendo-a ao entregador.
- Encaminhar a nota fiscal conforme orientação da Empresa.
- Encaminhar a mercadoria recebida para armazenamento ou para o setor de vendas.
* Caso haja suspeita de que os produtos sujeitos tenham sido adulterados, danificado ou impróprios para consumo, estes devem ser imediatamente separados dos demais produtos, identificados e devolvidos à distribuidora.
ARMAZENAMENTO DE MERCADORIAS
OBJETIVOS
Padronizar os procedimentos para o armazenamento de mercadorias no estabelecimento sob condições que garantam a manutenção de sua identidade, integridade e qualidade,
PROCEDIMENTO
- Após recebimento e conferência da mercadoria (com nota fiscal), organizar e armazenar de acordo com o tipo de produto (limpeza/gênero alimentício/ químico).
- Os produtos deverão ser dispostos de forma que os de menor validade fiquem na frente.
- Deveram ser armazenados em paletes, todos devidamente etiquetados, contado nome, lote, data de fabricação e data de validade.
- Carnes deveram ser levadas imediatamente para o balcão