Procedimento metalográfico e análise quantitativa de metais
Procedimento metalográfico e análise quantitativa de metais
NATAL
2013
SUMÁRIO
1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
1.1. METALOGRAFIA
1.2. PROCEDIMENTO METALOGRÁFICO
1.2.1. COLETA DAS AMOSTRAS
1.2.2. EMBUTIMENTO
1.2.2.1. A QUENTE
1.2.2.2. A FRIO
1.2.3. LIXAMENTO
1.2.4. POLIMENTO
1.2.5. ATAQUE QUIMICO
1.2.6. CAPTURA DA MICROSESTRUTURA EM MICROSCÓPIO METALOGRÁFICO
1.3. METODOS QUANTIVOS
1.4. ANÁLISE QUANTITATIVA DA AMOSTRA
2. ANEXOS
1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
1.1 METALOGRAFIA
Metalografia é o estudo da morfologia e estrutura dos metais. A metalografia é uma área da materialografia que além do estudo dos materiais metálicos, compreende a plastografia (materiais plásticos ou poliméricos) e a ceramografia(materiais cerâmicos).
Para a realização da análise, o plano de interesse da amostra é cortado, lixado, polido e atacado com reagente químico, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal.
Neste laboratório aprendemos a realizar todas essas etapas que descreveremos a seguir.
1.2 PROCEDIMENTO METALOGRÁFICO
1.2.1 COLETA DAS AMOSTRAS
A coleta das amostras foi feita no laboratório do DIACIN a partir de hastes de metal de dois tamanhos de raio diferentes. Dessas hastes retiramos uma peça de 3mm de comprimento de cada uma. Assim obtivemos uma peça com 3mm de espessura de um suposto AÇO 1045 e outra de um suposto AÇO 1008.
As imagens mostram as amostras recém-cortadas. A amostra de maior diâmetro é o Aço 1045 e a de menor diâmetro é o Aço 1008.
1.2.2 EMBUTIMENTO
Para realizar o preparo das peças para análise, necessitamos realizar um processo chamado Embutimento. A preparação de corpos de prova de pequenas dimensões e que não permitem a adequada manipulação durante o lixamento e polimento requer uma