Procedimento de Modificações em Tubulação Pressurizada
PROJETO DE INSTALAÇÃO E FLUXO DE AR
A instalação do bypass da rede de ar comprimido executada após 1.400m compreende uma modificação nas dimensões da tubulação onde ocorre uma redução na rede de 8" para 6". Esta mudança no processo de instalação produz alteração no projeto anterior, onde as atividades compreendiam a junção de tubos entre si através de uma peça de acoplamento para a condução do fluído. O transporte deste fluído, que outrora seguia com a tubulação sob um "pipe rack", agora passa a ter uma redução em 90°, é soldada e se duplica na condução do fluído, seguindo em linha reta para transporte direto até o equipamento TBM e, simultaneamente, transporta o fluído até o reservatório de gases, onde existem os vasos sob pressão.
FABRICAÇÃO / CONFORMAÇÃO DE DUTOS / CALDEIRARIA
É necessária a elaboração do croqui do projeto dos cortes a serem efetuados na redução e a instalação de válvula de registro.
O processo de fabricação e conformação de dutos se dá através da realização de cortes de tubulação realizados com máquina policorte manual e posterior soldagem unindo as junções. Nesta fase, as atividades serão executadas por profissionais capacitados e qualificados mediante comprovação.
MONTAGEM DE BYPASS
Depois de realizada a confecção da peça, esta deverá ser acoplada observando a adequada instalação da junta de borracha. As peças de acoplamento devem ser instaladas de modo que se encaixem e não sejam instaladas de modo que permaneçam abertas para não forçar os parafusos e a própria peça de acoplamento.
LIBERAÇÃO
Após a realização da montagem, deve ser feita a liberação. Esta somente será realizada por profissional habilitado, após execução de ensaio (teste hidrostático), realizado a um valor relativo a uma vez e meia a pressão de trabalho do qual a rede estará em atividade que venha garantir que sob a determinada pressão de trabalho, a rede não venha a produzir.
Para a liberação