Procedimento de Calibração
Este procedimento tem como objetivo estabelecer a forma de controle dos dispositivos de medição e monitoramento, de forma a garantir que os mesmos atendam a capacidade de medição requerida, e que sejam calibrados periodicamente para assegurar que se mantenham em condições de uso.
2. Considerações Gerais
2.1. Definições
A seguir serão apresentadas as definições dos documentos utilizados no procedimento de Controle dos Dispositivos de Medição e Monitoramento:
Especificação de Dispositivo de Medição e Monitoramento - corresponde ao documento onde estão descritas as características, as aplicações e as condições de calibração do equipamento em questão.
Plano de Calibração - é uma planilha onde são listados todos os equipamentos que devem ser calibrados, bem como a frequência em que tais calibrações devem ser realizadas.
Questionário de Qualificação de Prestadores de Serviços de Calibração - é um formulário que deve ser desenvolvido e aplicado, para a aprovação dos prestadores de serviço de calibração de acordo com os requisitos especificados.
Planilha de Adequação - é uma planilha onde os dispositivos são classificados como adequados ou não para a atual utilização, através da comparação entre a exatidão requerida para o processo e o erro máximo apresentado pelo dispositivo.
Relatório de Calibração - é o relatório enviado pelo prestador de serviço ou pelo setor responsável pela calibração (caso haja alguma calibração interna), e que deve seguir os requisitos listados na especificação do equipamento.
Registro de Dispositivo Não-conforme - RDNC - é o relatório emitido para registrar qualquer não-conformidade apresentada no dispositivo de medição e monitoramento, conforme resultado da análise de Planilha de Adequação.
2.2. Metodologia
As necessidades de dispositivos de medição e monitoramento são identificadas em função das características de produtos e matérias-primas, além dos parâmetros de processos a serem medidos ou