Problemas A Evitar Na Escrita
PROBLEMAS A SEREM EVITADOS NA ESCRITA
PERÍODOS LONGOS OU BREVES DEMAIS
Costuma-se confundir "período" com "parágrafo", o que é um erro. Numa redação, a estrutura e a composição de cada parágrafo se relacionam com as idéias ou as informações que o autor quer revelar ao leitor. Num mesmo parágrafo, podem ser incluídas idéias diferentes, porém relacionadas entre si formando um conjunto com um mesmo sentido. Ou seja, na verdade não são idéias "diferentes", e sim complementares" (cada uma é uma sequência ou complementação das anteriores. O período é um pensamento que pode ser expresso através de uma frase e que se relaciona com os períodos anteriores e pode ser ampliado pelos posteriores, formando um sentido completo.
Veja o exemplo abaixo:
Era o meu próprio cachorro. Rosnava como outro cão qualquer, mas a escuridão me impedia de vê-lo nitidamente. Porém, a luz da lanterna me permitiu vê-lo melhor. Rosnava porque eu me aproximava, mas ficou tranquilo a partir do momento em que percebeu que a pessoa que se aproximava era eu.
O exemplo acima é um parágrafo com três períodos. Isto quer dizer que um parágrafo pode ter quantos períodos o autor desejar (três ou quatro períodos, no máximo, já são o ideal para evitar que o texto se torne enfadonho para o leitor).
O primeiro parágrafo e os tipos de períodos
Num livro, a introdução tem a função de informar o leitor sobre o tema tratado na obra. O segundo parágrafo, da mesma forma que o primeiro, encerra uma idéia própria, mas ao mesmo tempo é uma sequência da informação contida no primeiro. O terceiro parágrafo é uma sequência do segundo, e assim por diante.
Deve-se usar sempre períodos curtos. O uso de períodos longos não é errado, mas o uso de períodos curtos torna a leitura do texto mais agradável, mais clara e objetiva. Veja os dois exemplos a seguir:
Período longo:
O sol ardente, típico dos verões tropicais, fazia com que as camisas dos homens que trabalhavam