Problemas nas grandes cidades da atualidade.
São Paulo: Um dos maiores problemas na cidade de São Paulo é o engarrafamento, causado pelo grande número de carros nas ruas. É estimado que cada família com condições tem dois carros. Algumas medidas foram tomadas para tentar controlar o congestionamento em São Paulo como os corredores de ônibus, “o rodízio” de carros visando diminuir a sua quantidade nas ruas, a criação da Zona Máxima de Restrição a Fretados que tinha como objetivo aliviar as vias congestionadas (Av. Ibirapuera, Nove de Julho, Luis Carlos Berrini e Paulista) e a restrição à circulação de caminhões. O grande número de carros nas ruas de São Paulo, além do trânsito que provoca, causa enorme poluição sonora e atmosférica, esta pela liberação de gases como o monóxido de carbono pelos automóveis.
Daca:
É a capital de Bangladesh. É a cidade com a maior densidade demográfica do mundo, o grande número de população faz com que a cidade cresça desordenadamente e gera a favelização. O trânsito da cidade é bastante desorganizado e lento, a cidade não conta com um sistema oficial de transporte urbano. As águas dos rios são muito sujas e os barcos que transportam as pessoas são lotados. Não há escolas públicas, posto de saúde e os esgostos são a céu aberto. As mulheres das comunidades que se organizaram para tentar mudar essa situação.
Istambul:
A cidade de Istambul também sofre com o problema do trânsito. Lá está sendo criado o Túnel de Marmara, os trens que vão circular pelo túnel devem transportar 75 mil passageiros por hora em cada sentido: 1,5 milhão pessoas cruzando o Bósforo por dia. Uma das dificuldades que Istambul tem para crescer é que tudo na cidade é muito antigo e precisa ser preservado. Uma das saídas é aproveitar melhor o transporte marítimo. Mesmo sendo uma cidade cercada de água, Istambul tem problema de abastecimento As fontes de água não conseguem abastecer uma população que saltou de 300 mil para quase 13 milhões durante