Problemas Com Alimentos 30 De Junho De 2015
Contexto Bíblico
Os Coríntios debatiam fortemente a questão de comer carne que tinha sido sacrificada aos ídolos. Uma vez que as festas dos ídolos eram ocasiões sociais importantes e ali haveria carne sacrificada; as que eram vendidas nos “açougues” da época eram, provavelmente, as que os sacerdotes recebiam como parte do sacrifício e vendiam para os comerciantes e em uma refeição na casa de um amigo pagã provavelmente essa carne seria oriunda da parte dele do sacrifício que foi oferecido. Muitos cristãos se tornaram vegetarianos para não correrem o risco de comer carne oferecida a ídolos.
Paulo dedicou três capítulos a essa questão.
Questões
1. Baseando se no contexto da passagem, o que Paulo quis dizer com: “Porém esse tipo de conhecimento enche a pessoa de orgulho; mas o amor nos faz progredir na fé. ” ?
2. Paulo nós coloca um limite para a nossa liberdade, qual é esse limite?
3. O que você entende como cristão fraco?
4. Podemos fazer alguma relação da passagem principal com o texto de Romanos 14?
5. Podemos aplicar essa passagem nos nossos dias atuais?
Wiviane Wieser
Passagens Bíblicas
1 Coríntios 8:1-13
1Agora vou tratar do problema dos alimentos oferecidos aos ídolos. Na verdade, como se diz, “todos nós temos conhecimento. ” Porém esse tipo de conhecimento enche a pessoa de orgulho; mas o amor nos faz progredir na fé. 2A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria que precisa. 3Mas quem ama a Deus é conhecido por ele.
4Quanto a comer alimentos que tenham sido oferecidos aos ídolos, nós sabemos que um ídolo representa alguma coisa que realmente não existe. E sabemos que existe somente um Deus. 5Pois existem os que são chamados de “deuses”, tanto no céu como na terra, como também existem muitos “deuses” e muitos “senhores”. 6Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram