Problemas ambientais no matadouro municipal de araçuaí-mg
GESTÃO AMBIENTAL
LUIZ PAULO VIEIRA NERES
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MATADOURO MUNICIPAL DE ARAÇUAÍ-MG
Trabalho apresentado ao Curso GESTÃO AMBIENTAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas METODOLOGIA DE PESQUISA, LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO EM ESTUDOS AMBIENTAIS, ANÁLISE INTEGRADA DO MEIO AMBIENTE E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS.
Professores: LUCIANA PIRES, ANDREIA ZÔMPERO, JOSSAN BASTITUTE E THIAGO DOMINGOS.
ARAÇUAÍ
2011
LUIZ PAULO VIEIRA NERES
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MATADOURO MUNICIPAL DE ARAÇUAÍ-MG
ARAÇUAÍ
2011
O MATADOURO
O matadouro municipal de Araçuaí-MG, assim como outro qualquer, tem como atividade principal o abate de animas para fins de comercio na cidade. Os açougues são os maiores receptores do produto, uma vez que a demanda maior de pedidos partem dos mesmos, devido à população ser bastante consumidora de carne vermelha. Desta forma o matadouro executa suas atividades com nove funcionários ao todo, e funciona das segundas aos sábados, de 7hs da manhã ás 5hs da tarde.
O matadouro municipal localiza-se a aproximadamente 3 km do centro da cidade, as margens da BR 367, próximo a ponte sobre o Rio Araçuaí. O fato do matadouro se situar de forma significativa distante do centro, não impede que as conseqüências geradas pelas atividades diárias do estabelecimento atinjam de forma direta a população. Conseqüências essas que preocupam os moradores e principalmente instituições instaladas no município, que tem o objetivo estudar medidas para reduzir impactos ambientais na região. Em vários encontros realizados na cidade por essas instituições, são colocados em pauta vários problemas que afetam a população, e um desses problemas é a forma de como é conduzida as atividades no matadouro municipal. Se por um lado o matadouro se encontra a quilômetros de distância da cidade, por outro ele está a metros de