Problemas ambientais no Brasil
O encolhimento urbano, foi causado pelas atividades industriais, que atraiu milhões de habitantes para a cidade, causando a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.
Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos. Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem.
Poluição hídrica (poluição da água)
Geralmente, este tipo de poluição é gerado em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas, e muitas delas, trabalham com povos, que depois de utilizados são jogados indevidamente fora. O que há de errado é o fato de rios e lagos servirem como local de depósito esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o homem, quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água.
O lançamento de esgoto doméstico também é um problema ambiental para ser enfrentado, em muitas cidades, o esgoto não é tratado e é lançado diretamente aos rios, afetando o ambiente onde se encontra o rio, consequentemente, abalando todo um ecossistema.
Mas, quais são as reais consequências da poluição hídrica? A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o homem.
Poluição (atmosférica) do ar
A poluição gerada nas cidades de hoje é resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos e é