Problema social
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo. O lixo vem sendo tema de varias reuniões de cúpulas pelo mundo a fora. Tendo em vista que quase tudo que se produz vira lixo e esse lixo é desprezado na natureza até os dias de hoje sem tratamento dá-se a necessidade de discutir o assunto.
Hoje boa parte do lixo produzido é levado para terrenos sanitário mais conhecido como “lixões” sem nenhum tipo de tratamento despejado na natureza de forma irresponsável ficando por conta dos catadores que vivem de forma praticamente desumana recolhendo o que pode ser reciclado o restante permanece durante anos até ser totalmente consumido pela natureza um exemplo desse tipo de lixo posso citar o vidro que leva cerca de 01 milhão de anos para se desintegrar.
No Brasil muitas medidas vêm sendo tomadas com o intuito de resolver este problema mesmo que de forma parcial, muitas medidas ainda devem ser colocadas em discursão a fim de encontrar novas soluções, entre muitos temas sobre soluções destaco a coleta seletiva do lixo que no Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 0,2 % de todo o lixo que produzido é coletado de forma responsável. Se este número fosse maior diminuiria o numero de catadores fazendo com que estas pessoas se profissionalizassem e passassem a ser separadores de lixo reciclável, os lixões deveriam se tornar aterro sanitário com o lixo sendo aterrado por argila e utilizando camadas de borracha que levaria o chorume para centro de tratamentos evitando a contaminação do solo dos rios e do lençol freático.
Hoje em dia não é difícil deparar-nos com este tipo de problema, eles estão presentes em nossas moradias, trabalho, nas industriais, construções e em nosso cotidiano. Falta consciência por parte dos governantes e da população. O empreendedorismo social é um bom combustível para reduzir impacto dos problemas sociais vividos no nosso dia a dia.
Neste