Problema 11
1. Conceitos de fecundidade, natalidade e mortalidade:
Fecundidade: numero de mulheres em idade reprodutiva (15-49)
Natalidade: refere-se à quantidade de nascidos vivos
Mortalidade Materna: é a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou localização da gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais.
Morte materna tardia : é a morte de uma mulher por causas obstétricas diretas ou indiretas mais de 42 dias mas menos de um ano após o término da gravidez.
Morte relacionada à gestação: é a morte de uma mulher enquanto grávida ou dentro de 42 dias do témino da gravidez, qualquer que tenha sido a causa da morte.
As mortes maternas podem ser subdivididas em dois grupos:
Mortes obstétricas diretas: Aquelas resultantes de complicações obstétricas na gravidez, parto e puerpério, devidas a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou devida a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima mencionadas.
Mortes obstétricas indiretas: Aquelas resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelo efeitos fisiológicos da gravidez.
2. Conceito das taxas de fecundidade e fecundidade acumulada:
Taxa de fecundidade: corresponde às estimativas em relação ao número de filhos que uma mulher pode ter ao longo do período de fertilidade, entre as idades de 15 e 49 anos. Esse processo é interessante para saber a quantidade de filhos ou média do mesmo para cada mulher. Pode ser calculado com o número de nascidos vivos dividido por o numero de mulheres em idade fértil. Se a taxa de fertilidade for igual a 2,1, considera-se que houve reposição populacional, mantendo estável o tamanho da população.
TF = Nº de nascidos vivos*1000/ Nº de mulheres em idade fértil
Interpretação: Junto com a migração este