PRO 10
PROJETO
Despertando o Educando Para o Saber
Salinas, 2013.
1 IDENTIFICAÇÃO
Diretora: Leônida F. Ramos Professores: Carlos Augusto Mousinho da Silva Francisca da Guia Mouzinho Geni Barbosa da Silva Michael Sérgio Alves e Silva Rosimar Cordato da Silva Rosanna de Kássia Machado
Local
Escola Municipal Manoel Matias – Salina – Zona Rural de Guadalupe.
Tempo: 08 meses
Titulo: Projeto Despertando o Educando para o Saber
Público alvo
Alunos que cursam o 1º ano à 8ª série do Ensino Fundamental.
2 JUSTIFICATIVA
Vivemos numa cultura predominantemente escrita e imediatista, onde as informações circulam rapidamente e requer de nós uma resposta imediata.
A leitura e a matemática sempre serão os principais vínculos de aprendizagem. Hoje mais do que nunca o aluno precisa conhecer as características dos textos que circulam na sociedade, por meio dos meios de comunicação e ter suas habilidades psicomotoras estimuladas. Quanto mais movimentos a criança for incentivada a fazer, mais favorecerá a prontidão para processo de alfabetização.
Com o proposito de formar alunos críticos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, a Escola Manoel Matias, desenvolve o projeto “PRO-DES” (Projeto Despertando o Educando para o Saber), trabalhando não apenas “leitura”, mas a matemática de forma lúdica, a fim de que os alunos possam vê-las não como uma tarefa escolar, mas como um habito cotidiano e prazeroso.
3 INTRODUÇÃO
A Escola Manoel Matias fica localizada no povoado Salinas zona rural da cidade de Guadalupe. É uma escola da rede municipal que oferece para comunidade ensino da educação infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental.
Como educadores de língua portuguesa e de matemática da Escola Manoel Matias tive uma grande preocupação com alguns aspectos que