Princípios de economia
ECONOMIA DA EDUCAÇÃO Módulo 1 Princípios de Economia
Bob Verhine Universidade Federal da Bahia verhine@ufba.br
A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, objetivando produzir bens e serviços, e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
A escassez e os problemas econômicos fundamentais:
• Necessidades humanas ilimitadas X recursos produtivos finitos => escassez => necessidade de se fazer escolhas:
• 1) O QUE e QUANTO PRODUZIR? • 2) COMO PRODUZIR? • 3) PARA QUEM PRODUZIR?
A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, tais como os consumidores, as empresas e suas inter-relacões. A macroeconomia estudo o comportamento global do sistema econômico, focalizando variáveis tais como o produto total, o emprego, o investimento, o consumo e o nível geral de preços.
Bens são meios materiais que servem para satisfazer necessidades humanas. Subdividem-se em livres ou econômicos. Os bens livres são aqueles cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todo mundo sem nenhum sacrifício. Os bens econômicos se caracterizam pela escassez. Bens de consumo destinam-se à satisfação direta de necessidades humanas. Podem ser duráveis ou nãoduráveis. Bens duráveis são aqueles cujo consumo dura mais do que um período de produção.Exemplo: geladeira, televisor etc. Bens não-duráveis são aqueles cujo consumo os destrói de imediato. Exemplo: alimentos, água, cerveja etc.
Bens de capital são bens produzidos a certo custo e que geram um fluxo de rendimentos ao longo do tempo. Ele satisfaz as necessidades humanas indiretamente, pois são bens utilizados na produção de outros bens. Exemplos: máquinas, equipamentos, ferramentas, edificações etc.
O capital pode se