Princípios da contabilidade
OBJETIVO: Os principios fundamentais da contabilidade serve para alinhar de uma forma padrão a utilização e a interpretação da contabilidade entre empresas do mesmo setor.
O Conselho Federal da Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Principios fundamentais da Contabilidade:
I - O Princípio da Entidade: O Princípio da Entidade tem como objetivo claro a autonomia patrimonial, isto é, diferencia o patrimonio particular de uma pessoa física, o patrimôno da entidade não se confunde com os dos seus sócios, acionistas ou proprietários individuais. Ex: Nos registros do patrimônio da entidadem não podem conter patrimônios dos sócios da entidade.
II - O Princípio da Continuidade: Neste principio o que influencia é o valor econômico dos ativos, e em muitos casos,o valor ou o vencimento dos passivos, expecialmente quando e extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível. Ex: As demonstrações financeiras não podem ser desvinculadas de períodos anteriores e subsquentes.
III - O Princípio da Oportunidade: Este princípio determina que os registros contábeis ocorram no momento em que o fato ocorra e pelo seu valor completo, ou seja determina que o registro seja feito no momento da transferência de propriedade , através de emissão de nota fiscal e pelo seu valor total. Ex: Uma transferência de um bem deve ser registrado no momento que o fato ocorra e pelo real valora através da emissão de uma Nota Fiscal.
IV - O Princípio do Registro Pelo Valor Original: As negociações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expresso em valor presente e na moeda do país. Ex: Os registros da contabilidade são efetuados no valor da aquisição de um bem ou pelo custo de fabricação, expresso em moeda corrente do país.
V - O Princípio da Atualização Monetária: Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos