Princípios da ciência e tecnologia dos materiais - Alumínio
O alumínio é um metal leve (2,7 kgf/dm³), macio, porém resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, não é tóxico (como metal), não cria faíscas quando exposto a atrito. e, quando exposto à temperatura ambiente, é um sólido.
O alumínio puro tem baixa densidade e baixo ponto de fusão: - 658°C É um metal muito maleável e muito dúctil, tornando-se apto para a mecanização e para a fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido.
Com excelente laminação, o alumínio é um metal considerado comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza e uma boa fusibilidade.
É um material pouco tenaz que encrua-se sob trabalhos mecânicos a quente. O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre (cerca de 8,13%).
Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Obtenção
A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Durante a erosão, os silicatos são decompostos e os produtos de decomposição são filtrados, deixando um resíduo rico em alumina, óxido de ferro e óxido de titânio. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.
EUA e Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica. Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o