Princípios da Administração - Biografias
Biografia: Nascido em 1856, o engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick W. Taylor, é o criador do Taylorismo ou Administração Científica. O Taylorismo é um sistema de organização industrial criado por Taylor no final do século XIX. Sua principal característica é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa, com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Princípios da Administração Científica ou Taylorismo.
1. Princípio do Planejamento: Consiste na utilização de métodos planejados e testados, ou seja, o improviso não é mais uma solução e nem uma possibilidade. Taylor acreditava que apenas métodos que já foram testados e planejados devem ser utilizados, pois só assim haveria possibilidade de produzir mais e com melhor qualidade, obtendo-se eficiência.
2. Princípio da preparação dos trabalhadores: Consiste em preparar e treinar os trabalhadores para que eles possam produzir mais e melhor, de acordo com o método planejado. Os trabalhadores são selecionados cientificamente de acordo com suas aptidões, para que se sintam mais satisfeitos e automaticamente produzam mais e melhor. Divisão do trabalho e especialização do operário: cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões.
3. Princípio do controle: Consiste no controle e monitoramento do trabalho, certificando-se que o mesmo está sendo executado de acordo com os métodos pré-estabelecidos e o plano de produção, permitindo o perfeito funcionamento da empresa.
4. Princípio da execução: Consiste na distinta distribuição das atribuições e responsabilidades de cada funcionário, para que possa haver maior disciplina na execução do trabalho.
Jules Henri Fayol (1841-1925).
Biografia: Jules Henri Fayol, nascido em Istambul, em 29 de julho de 1841, foi um grande engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o