Princípios contábeis
Contabilidade são conceitos de aplicabilidade e formação de patrimônio. Esta é uma ciência que permite através de seus técnicos manterem um controle permanente de um patrimônio de uma empresa.
A contabilidade tem como objetivo estudar o patrimônio das empresas ou entidades, seus fenômenos e variação, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e os atos de natureza econômico-financeira que o afetam estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração de empresas.
No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.
O objetivo da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para a tomada de decisões.
Princípios Contábeis
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade, que consistem em apresentar informação estruturada para os usuários.
Os Princípios da Contabilidade são: 1. Entidade 2. Continuidade 3. Oportunidade 4. Registro pelo valor original 5. Atualização Monetária 6. Competência 7. Prudência
Primeiro princípio contábil: Entidade
A Contabilidade deve saber exatamente separar e fazer a distinção entre o que é Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Então, o Patrimônio da empresa nunca deve ser confundido com o patrimônio dos sócios.
A Contabilidade em si estuda os fatos e atos da empresa.