Princípios básicos da exploração da Energia Maremotriz e seus aspectos ambientais e econômicos
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar os princípios básicos da exploração da energia maremotriz. Palavras-Chave: Energias renováveis, energia maremotriz , geração de energia elétrica.
1. Introdução Existem diversas maneiras de se aproveitar a energia derivada dos oceanos, assim como a que se origina dos ventos e do sol, a energia vinda das águas dos oceanos. (por meio da energia térmica e da energia contida no fluxo das marés, nas correntes marítimas e nas ondas). Essa energia é classificada como limpa e auto-sustentável. A energia maremotriz é uma forma de produção de energia originária da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
2. Vantagens e desvantagens da energia maremotriz Um dos principais problemas relacionados às fontes alternativas de energia está associada à dificuldade da fonte primária não ser constante e a de prever exatamente em que momento esta estará disponível, como ocorre com a energia eólica, por exemplo. A energia maremotriz possui a grande vantagem de ser previsível, ou seja, é possível conhecer em que momento e em que quantidade uma usina maremotriz poderá produzir energia. Isto se deve ao fato de que as marés estão relacionadas principalmente a fenômenos astronômicos, que embora complexos, são bastante conhecidos e previsíveis.
Figura1 - Representação dos fenômenos astronômicos que dão origem às marés de Sizígia e de Quadratura.
3. Composição seqüencial do artigo
Nessas usinas, para aproveitar a diferença de nível entre as marés alta e baixa, a água é represada, se valendo de um estuário ou entrada de uma baía, muito