Princípios básico da engenharia econômica
1 - Não existe decisão a ser tomada considerando-se alternativa única:
Isto significa que, para tomar qualquer decisão, devem ser analisadas todas as alternativas viáveis. As alternativas devem ser no mínimo duas, caso contrário, a decisão já estará tomada, poderemos encontrar pelo menos estas três :
* - Continuar com o produto atual no mercado, sem novas inversões de capital;
* - Remodelar o produto atual, mudando embalagem ou mesmo algumas características técnicas, visando revitalizá-lo;
* - Lançar um novo produto, desde de sua concepção, para substituir o atual. 2 - Só podem ser comparadas alternativas homogêneas, para se poder comparar o seu resultado:
Isto significa que se estivermos analisando alternativas heterogêneas não poderemos assumir qual delas é a melhor, a menos que possamos admitir alguns pressupostos que as tornem comparáveis. Por exemplo, imagine se lhes forem oferecidos dois apartamentos, para que você opte pelo melhor para comprar :
a) Um apartamento em um bairro nobre por $400.000,00
b) Um apartamento em um bairro popular por $100.000,00.
Não será possível a comparação dessas alternativas se não conseguirmos a homogeneidade dos dados. Se pudermos admitir que os dois apartamentos têm a mesma metragem, a mesma qualidade de acabamento, os mesmos cômodos, a mesma disposição, considerando a valorização de ambos os bairros não há vantagem em se morar em um bairro nobre ou em um bairro popular, a segunda alternativa é melhor de outro modo não. As alternativas heterogêneas para a Engenharia Econômica, as ações que conduzem a vidas úteis diferentes, ou que possuam investimentos iniciais diferentes.
Descobrimos que existem duas alternativas à nossa disposição, uma com vida útil estimada de 5 anos e outra que possibilitará realizar a tarefa que necessitamos com as mesmas condições técnicas e que possui vida econômica de 7 anos.
No exemplo proposto fica evidente que ao se