Emile durkheim
PRINCIPAIS OBRAS * Da divisão do trabalho social, 1893; * Regras do método sociológico, 1895; * O suicídio, 1897; * As formas elementares de vida religiosa, 1912;
PENSAMENTOS
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
2- VIDA NA SOCIEDADE SOCIEDADE MODERNA * Para estudar a vida social na sociedade moderna, Ele argumenta que os fatos sociais têm uma existência independente maior e mais objetiva do que ações individuais que compõem a comunidade e só pode ser explicada por fatos sociais que não sejam, por exemplo, através da adoção comunidade sobre o clima ou situação ecológica particular.
FATO SOCIAL * Fizemos ver que um fato social não pode ser explicado senão por um outro fato social e, ao mesmo tempo, mostramos como esse tipo de explicação e possível ao assinalar no meio social interno o motor principal da evolução coletiva. A Sociologia não e, pois, o anexo de qualquer outra ciência; é, ela mesma, uma ciência distinta e autônoma, e o sentimento do que tem de especial a realidade social é de tal maneira necessário ao sociólogo, que apenas uma cultura especialmente sociológica pode prepará-lo para a compreensão dos fatos sociais” (id, ibid.).
3 – INDVIDUO X SOCIEDADE
Durkheim procurava criar