Princípio de Pascal
O presente relatório visa comprovar um conceito físico de extrema importância, o princípio de Pascal, através de comprovação experimental do fenômeno testamos e observamos o comportamento de um flúido imcompressível em um sistema fechado, a relação entre a pressão aplicada em um fluido, a força de aplicação e a área onde é aplicada a força. Os estudos e experimentos foram empregados através da Prensa Hidráulica, cujo funcionamento foi possível devido a existência da bomba de êmbolo aspirante-premente.
O resultado deste experimento foi satisfatório, uma vez que os resultados experimentais foram equivalentes aos esperados teoricamente.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O princípio de Pascal, é o princípio físico que estabelece que a alteração de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente
Blase Pascal, físico, filósofo e matemático francês influenciado pelas experiências de Torricelli enunciou os primeiros trabalhos sobre vácuo e demonstrou as variações da pressão atmosférica. Esclareceu os princípios barometricos da prensa hidráulica e da transmissibilidade da pressão.
Um fluído quando está sob pressão tem a capacidade de exercer uma determinada força para fora sobre qualquer superfície de contanto, com isso pode-se supor que a pressão (P) é a razão entre a força (F) que é aplicada ao fluído e a área (A) onde é aplicada a força.
P= F/A (Eq.1)
No S.I a pressão é dada em Pascal, onde 1Pa= 1N/m2.
Ao aplicar uma pressão sobre um sólido esta se transmite desigualmente nas diversas direções, devido a forte força de coesão que dá ao solido sua rigidez. Porém em um fluído incompressível em equilíbrio a pressão se transmite igualmente em todos os pontos. Com isso, em um determinado fluído confinado a pressão aplicada se transmite, sem ter aumento ou diminuição, em todos os pontos (Bonjorno.1993). Este é conhecido com princípio de Pascal.
Pode-se fazer uma