Princípio de Arquimedes
OBJETIVO: Verificar a atuação do empuxo e assim determinar a densidade de um sólido.
EQUIPAMENTO UTILIZADO:
1 gancho
1 barbante
1 proveta
1 bloco de metal
1 dinamômetro
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Esse experimento constitui em verificar o empuxo sofrido por um sólido submerso num fluido, que neste caso será a água, assim podendo obter o valor de sua densidade. Primeiro foi medida a força peso (FP) do bloco de metal com o dinamômetro e anotado, em seguida foi colocado sobre a bancada uma proveta, com escala de 100mL, e despejado dentro da mesma cerca de 41mL de água. Com ajuda do barbante e do gancho foi mergulhado o bloco dentro da proveta, com o dinamômetro foi medido a força peso do mesmo totalmente imerso no fluido (FP’), e viu-se que foram deslocados 18mL de água, logo, 18mL é o valor do volume do bloco. Com os valores das respectivas forças pesos, (FP) e (FP’), é capaz de se calcular a densidade do sólido.
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (E). Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (FP), devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E), devida à sua interação com o líquido.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:
1ª Se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
2ª Se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P);
3ª Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .
Para saber qual das três