Princípio de arquimedes
Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ( ).
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso ( ) , devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo ( ) , devida à sua interação com o líquido. 2. OBJETIVO
Identificar a presença do empuxo em função da aparente diminuição da força peso de um corpo submerso e verificar a dependência do empuxo em relação ao volume do líquido deslocado e a densidade do líquido deslocado.
3. MATERIAL UTILIZADO
1 DINAMÔMETRO
1 BÉQUER COM ÁGUA
1 CILINDRO
1 BASE COM HASTE VERTIVACAL E HASTE SECUNDÁRIA HORIZONTAL PARA SUSTENTAÇÃO DO DINAMÔMETRO E CILINDRO
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
-Primeiramente pesamos o cilindro com o dinamômetro e registramos o valor em uma tabela.
-Em seguida mensuramos a altura e o raio do mesmo, para cálculo de volume. Informação essa que seria utilizada posteriormente para verificação do empuxo.
-O cilindro continha marcações que representavam divisões em ¼, ½, ¾ e 1 inteiro.
-Fixamos o dinamômetro na haste e preso a ele o cilindro, que mergulhamos na água somente ¼ do seu volume. Daí pôde-se observar o valor obtido no dinamômetro, que registramos como E1 (Empuxo 1).
-Repetimos esse procedimento alterando o nível de mergulho do cilindro para as marcações ½, ¾ e 1 inteiro, que registramos como E2, E3 e E4 respectivamente.
Com esses dados, geramos um gráfico , onde calculamos o coeficiente angular do empuxo em relação ao volume de líquido deslocado.
5. PROCESSAMENTO DE DADOS
Calculo: α= Y1 – Y2 / X2 – X1 α= 0,32 – 0,13 / (3,5 – 1,5)x10ˉ5 α= 0,19 / 2x10ˉ5 α= 9,5 x10³
Em seguida calculamos a densidade do líquido deslocado com base